Jornalismo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jornalismo
  • Imparcial
  • Inteligente
  • Sério

CONCLUA SEU CURSO SUPERIOR

EM 6 MESES

Jornalismo
  • Imparcial
  • Inteligente

CONCLUA SEU CURSO SUPERIOR EM 6 MESES

Todas as Notícias

VÍDEO – Em SC milhares de pessoas acompanham acendimento da maior fogueira de ‘São João’ no Estado

A tradicional festa em honra ao padroeiro São João Batista, retornou em 2024 após ser cancelada no ano passado devido aos estragos causados pela tempestade ocorrida há um ano e quatro meses.

Segundo dados oficiais divulgados pela prefeitura de São João do Itaperiú, no Norte de Santa Catarina, nos três dias de festa onde se comemora a maior fogueira de ‘São João’ em Santa Catarina, quase 26 mil pessoas participaram do evento. A festa já tradicional em homenagem ao padroeiro São João Batista, ocorre há décadas na região e faz parte do calendário oficial do município.

Em 2024 a festa veio com um motivo especial: auxiliar nos custos com os prejuízos causados por um evento climático que praticamente devastou o pequeno município, e dentre os estragos, a igreja de São João Batista, cartão postal da cidade. Parte do valor arrecado foi destinado à paróquia.

O acendimento da fogueira, esse ano com recorde de 40 metros, na região Sul do País perdendo apenas para o estado do Paraná, na cidade de São João, com 63 metros de altura, foi o ponto alto da festa que durou três dias: 21, 22 e 23 de junho.

A tradicional festa em honra ao padroeiro São João Batista, retornou em 2024 após ser cancelada no ano passado devido aos estragos causados pela tempestade ocorrida há um ano e quatro meses. O evento recebeu turistas das mais variadas cidades do entorno e aconteceu na região central do município.

Vindos de Joinville, o casal de empresários Marli e Lucas Schuelter, participaram pela segunda vez do evento. E para não perder nenhum segundo do espetáculo que também contou com show pirotécnico, eles se juntaram a outras dezenas de pessoas e foram até o cemitério da cidade, edificado ao lado do terreno onde a fogueira foi erguida, o que permitiu uma visão privilegiada do acendimento.

“Aqui não é um lugar comum, mas com certeza tem a melhor vista. Estamos a poucos metros dessa fogueira espetacular. A primeira vez que viemos foi em 2017 e decidimos voltar para contribuir com a festa e com todos do município que tiveram inúmeros prejuízos após aquele lamentável evento climático que destruiu parte da cidade”, relembra Marli.

Lucas pontua que nem o trânsito para chegar ao município impediu que eles viessem, porque o motivo de estarem ali vai além. “Também somos católicos e prestigiar esse momento significa nos unir e colaborar com a causa. A igreja ficou linda e a organização do evento está de parabéns”.

O empresário do ramo de carne bovina, Marcos Dias, de Guaramirim, também veio prestigiar a festa na companhia de amigos, dentre eles a mato-grossense Juliana Bassani, que mora em Barra Velha. “A primeira vez que vim foi com meus pais, era criança e tenho uma vaga lembrança. Esse ano, além da fogueira, voltei pelo ‘churrasco de igreja’ que é outro ícone da nossa cultura catarinense. E não podemos deixar de citar que Santa Catarina tem os melhores frigoríficos, dentre eles o de São João do Itaperiú”.

“Essa é uma festa muito tradicionalista, linda inclusive. Moro aqui há pouco mais de três anos, mas em outras vezes não consegui ir por conta do trânsito e dessa vez fui mais cedo e deu tudo certo. Amei, a organização, as comidas típicas”, disse Bassani.

Fonte : Portal dannimeller.com – O Portal de um milhão de amigos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

VÍDEO – Em SC milhares de pessoas acompanham acendimento da maior fogueira de ‘São João’ no Estado