Segurança Privada tem sido alternativa para a falta DE EFETIVO!
Há 8 meses atrás nasce um grupo de vizinhos *s.o.s.vizinhos – Dra Carini Bittencourt!
Tudo começa,a partir do momento que a cidade se encontra no seu momento mais frágil com a segurança da sociedade. Furtos sucessivas no Bairro Itajuba assustam moradores e turistas.O grupo iniciado no Bairro Itajuba, como um PROJETO PILOTO, visa, favorecer a policia e facilitar o trabalho na operação de encontrar e identificar criminosos, e por consequência trabalhar em conjunto com a sociedade civil organizada, através das “câmeras full time” , ou Imagem em tempo Real , que até algum tempo atrás eram inócuas e favoreciam a ação de alguns criminosos, que agiam como *FANTASMAS*. Com a entrada do Projeto , os meliantes passaram a saber da existência das câmaras, até por que elas são visíveis, e imediatamente bloquearam a ação . Alem disso, com as imagens , as ações passaram a ser identificadas e seus autores também.
A criadora do projeto Dra. HC Carini Bittencout, ressalta: O PROJETO PRIVADO SOBREVIVE COM AJUDA DE CUSTOS DA COMUNIDADE, MANTENDO-SE COM UMA MENSALIDADE SIMBÓLICA PARA MANUTENÇÃO DAS CÂMERAS, DA MÃO DE OBRA, DOS CUSTOS OPERACIONAIS E DA PROPRIA PLATAFORMA!
Segundo o comandante da Policia Militar de Barra Velha , em pesquisa divulgada,a criminalidade diminuiu 17%, inobstante o significativo aumento da população. Ou seja, apesar de a população ter aumentado quase 80 por cento do último censo para este, a criminalidade diminuiu em dezessete por cento . Um dos melhores índices da região .Onde estão instaladas as câmeras de segurança da comunidade, a sociedade se sente mais segura o que por si só, por ser um projeto piloto, representa uma vitória para o município !
Com a colaboração dos vizinhos (sociedade) , o projeto tem dado resultados surpreendente, favorecendo as investigações policiais, e aumentando a segurança dos moradores , neste primeiro momento dentro do maior bairro de Barra Velha , o Bairro Itajuba. As ruas das residências sendo monitoradas em tempo real, tem trazido ótimos resultados e satisfações aos moradores, contemplados facilitando as investigações , ate por que , são monitoradas por trechos , isto é, o meliante trafega pelas ruas e avenidas e pode ser “sequenciado” seu trajeto, e até mesmo verificado se se encontra de posse de mercadorias furtadas.
Também no projeto existe um botão de *Alerta*, que funciona como um apito virtual, para acionar os demais integrantes do Projeto SOS Vizinhos. Ou seja uma ação instantânea ajuda a todos.
Outro passo de extrema segurança é que para acesso ao grupo, o interessado terá que participar do programa PMSC Cidadão, ou seja , terá de passar pelo filtro da Policia, por fim o ingresso também, agiliza e facilita as *Denuncias* e a ação imediata da polícia!
Segundo algumas participantes do projeto, como as vizinhas Vânia, Cani e Fátima, o projeto SOS Vizinhos gera a tranquilidade de mais segurança e de não conviver com os furtadores* FANTASMAS* , que antes. sem as câmeras, causavam terror e severos prejuízos á comunidade, e que agora , atraves do videomonitoramento , consegue-se gerar até provas das ações dos meliantes.
Este projeto inicialmente se espelhou em Xangri-lá no Rio Grande do Sul, uma das *Cidades Mais Monitoradas do Brasil*
Itajuba, sendo o maior bairro de Barra Velha, vem tentando, protagonizar e ser pioneira, com o projeto de videomonitoramento usando a tecnologia da Tecnom e da empresa, Mcloud Analítico , com o sistema bravo, e suas Câmeras OCRS, que possuem leitores de placas e identificação facial!
O projeto social sobrevive do apoio da sociedade e a participação da Empresa Mcloud Analítico, que doa seus serviços , mão de obra, cabeamento, câmaras e material para execução da rede de proteção.
Dra H.c. Carini Bittencourt, declarou : “Na angústia de termos uma cidade segura, correr atrás da segurança pública e privada e ter o resultado é que buscamos esta solução e sempre será o sonho de todo morador de Barra Velha. Saber que irá poder sair de casa e ao retornar , encontrar tudo no lugar! Amamos Barra velha, porém a criminalidade nos deixa desolados!
Alem do que o investimento em câmaras residenciais, que também são necessárias , se tornam muito mais caras, e nao tem as principais funções destas da SOS Vizinhos. Comunicação com a policia, botão de panico, navegar pelos trechos da cidade acompanhando o suspeito, alerta e crico da Policia Militar, pois somente podem participar pessoas sem antecedentes.
Jornalista: Wellington Bittencourt