Secretaria de Saúde faz alerta com a campanha Maio Amarelo
Objetivo é alertar a sociedade sobre os riscos enfrentados no trânsito
A Secretaria de Saúde e Saneamento de Barra Velha alerta para os cuidados no trânsito com a campanha Maio Amarelo.
Em dias muito mais conectados, onde o obstáculo da distância pode ser diminuído pela velocidade, um desafio ainda insiste em ameaçar a vida humana: a insegurança no trânsito.
Com o objetivo de alertar a sociedade sobre os riscos enfrentados no ir e vir cotidiano, a campanha Maio Amarelo apresenta nesta quinta-feira, 23, os relatos reais do cuidado ofertado pelo Pronto Atendimento – PA 24h de Barra Velha às vítimas de acidentes de trânsito atendidas no local.
De acordo com o enfermeiro e coordenador do PA, Felipe Chaves, devido a proximidade de acesso a BR 101, “Recebemos inúmeros casos de pacientes acidentados, a maioria são vítimas de colisão entre carro e moto ou carro e bicicleta, com fraturas em diferentes partes do corpo”.
O enfermeiro também conta que em dias de chuva, o fluxo de ocorrências aumenta consideravelmente. Conforme dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), responsável pela fiscalização e controle do tráfego nas rodovias federais, a falta de atenção ou reação dos motoristas, motociclistas e pedestres é a principal causa das batidas, chegando a (36%).
As pessoas que sofrem acidente de trânsito chegam ao PA por meio do Corpo de Bombeiros Militar e Voluntário, ou pelos serviços da Auto-Pista. Situações mais leves também vêm por conta própria ao estabelecimento.
Felipe explica como é feito o fluxo do atendimento no PA: “Uma vez dentro da unidade o paciente é admitido na sala de emergência. Em seguida, é realizada a avaliação primária com aferição de sinais vitais (pressão, temperatura e peso) e a solicitação de exames físicos como raio-x junto a observação neurológica. Se o paciente apresentar fratura ele é encaminhado ao hospital São José em Jaraguá do Sul.
Em 2024, o tema da campanha é “Paz no Trânsito Começa por Você”. Com essa iniciativa, todo cidadão barravelhense está convidado a refletir sobre o que pode fazer para melhorar a segurança no trânsito.
Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Barra Velha