Um lindo programa se desenha no Litoral Norte: A Secretaria de Saúde de São João do Itaperiú lançou nesta semana o Programa Social conhecido como “Mais Visão”. A iniciativa faz parte de um pacote de novas ideias elaboradas pela administração municipal que atende o paciente de acordo com a deficiência. Já foram entregues próteses dentárias, aparelhos auditivos e agora chegou a vez dos óculos.
De acordo com o Vice-Prefeito e Secretário de Saúde, Jaime Antônio de Souza, o objetivo é atender o paciente que já foi diagnosticado com alguma perda de visão e que, além do quadro clínico, atenda os requisitos socioeconômicos. Para isso, o programa contará com a parceria da Secretaria de Assistência Social para a consulta ou inclusão de novos moradores no CadÚnico – o Cadastro Único para Programas Sociais, uma plataforma do Governo Federal.
Para ser atendido pelo Programa Mais Visão, o morador precisa passar pela primeira consulta em alguma Unidade Básica de Saúde de São João do Itaperiú. Em seguida, com o requerimento em mãos, aguardará até que seja agendada a consulta gratuita com o oftalmologista pelo SUS. Se o exame assim identificar a necessidade, o morador dará entrada no requerimento do óculos gratuito.
Porém, é necessário que o morador atenda os requisitos do CadÚnico. O Vice-Prefeito, Jaime de Souza, explica que essa filtragem é necessária para identificar aqueles pacientes que realmente necessitam do auxílio municipal e possa receber o óculos gratuito.
– Qualquer morador que tenha dúvidas sobre o CadÚnico pode procurar a nossa equipe no CRAS ou na Secretaria de Saúde e dar entrada nos documentos para o cadastro. Se a sua situação socioeconômica atender os requisitos, certamente você poderá participar do Programa Mais Visão e muitos outros programas sociais, detalhou o Vice-Prefeito.
Fonte: Portal danimeller.com.br