ARRECADAÇÃO – Amigos, empresários e artistas de Barra Velha se unem em prol de vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul Em meio a tantos desabrigados, pessoas que perderam tudo, inclusive familiares, sempre existe uma esperança: ‘a união que faz a força’ de pessoas que juntas decidem ajudar o próximo, mesmo que esse próximo esteja longe.
Um áudio, em meio a tantos vídeos, fotos, imagens e relatos da tragédia que assola o Vale do Taquari e região metropolitana no Rio Grande do Sul, há mais de uma semana, foi o suficiente para que um autônomo, morador da cidade de Barra Velha, no litoral Norte de Santa Catarina, decidisse se prontificar a ajudar de alguma forma.
No áudio uma enfermeira que mora na cidade de Canoas, região metropolitana de Porto Alegre, ela relata: “O posto onde trabalho, no bairro Mathias Velho [um dos bairros mais afetados no município], existem pelo menos 50 servidores/colaboradores que vivem com suas famílias no entorno e eles perderam tudo. Muitas delas estão em abrigos, outras conseguiram casa de amigos, parentes, só que a maioria está sem acesso às doações do governo, porque a cada dia são mais e mais vítimas chegando. Sabemos dos esforços das autoridades, mas elas sozinhas não podem fazer tudo, então cabe a nós, desconhecidos, também fazermos nossa parte e por isso precisamos de mais pessoas para ajudar com doações para atender esse público em específico”.
Diante do pedido de auxílio, o autônomo Ricardo Duarte, decidiu fazer também a parte dele e saiu em busca de apoio: “Não existe melhor maneira de ajudar do que se unir a quem pode fazer a diferença, o pouco que somado se torna muito. Desde que tudo começou, estava buscando uma maneira de poder fazer algo e o áudio que ouvi foi muito forte, mexeu muito comigo, pois tenho filhos e muitos amigos morando onde a enchente atingiu a população”, conta.
Após a atitude altruísta, mais pessoas se uniram à causa, inclusive o Portal danimeller.com que cedeu além do espaço, a sede como ponto de arrecadação e o portal Praia Norte News, do jornalista Francisco Farias. @praianorte_news
“Em menos de 24 horas de mobilização já conseguimos roupas para adultos e crianças e utensílios domésticos. Mas precisamos mais, principalmente produtos de higiene pessoal e roupas de frio, pois o inverno se aproxima e as previsões são de que seja bastante rigoroso. Outra previsão é de que Canoas volte a sua normalidade só daqui 60 dias. É um tempo muito extenso, até lá precisamos ser ágeis”, pontua Ricardo.
E quem também aderiu à campanha foram os empresários Ricely Tavares e Lauro Barros, proprietários do empório Canoa Preta e o Quiosque do Costão, também em Barra Velha. “Dia 11 [sábado] o empório comemora 3 anos de inauguração, iremos fazer uma festa em comemoração ao aniversário, e vamos usar o evento para reforçar o pedido de doações e também para receber os donativos que forem sendo arrecadados até lá”, explica Barros.
“A tragédia aconteceu há mais de 600 quilômetros da nossa cidade, mas não podemos ficarmos inertes à situação. Temos sim de fazermos algo. São nossos irmãos, são crianças, são pessoas que em poucas horas perderam tudo o que levaram anos para conquistar, a maioria em meio a muita dificuldade. E o que tiver ao nosso alcance iremos fazer”, reforça Ricely.
Os integrantes da Banda Raiz Vital, que irão tocar no dia da festa, também estão juntos nessa corrente do bem. Naturais de Joinville, também no Norte do Estado, eles estarão arrecadando doações para trazer à Barra Velha, ponto de partida de onde as arrecadações serão levadas para Canoas. Aos moradores de Joinville e região, o contato com a Banda pode ser feito por meio do Instagram @bandaraizvital
A Banda Cevada na Veia, de Barra Velha, que fará a abertura no evento, também se prontificou em auxiliar na campanha. Doações também podem ser feitas no @bandacevadanaveia ou kombinagaragemnaocontahistoria . Élida Herênia, mais conhecida como ‘Bruxa Lee’, cantora da banda e presidente do Moto Clube São Thomé das Letras também está colaborando com a campanha.
A presidente da Associação Ilê Esú Adague Ojuolona, Carini Bittencourt também está auxiliando com as arrecadações. “Sou gaúcha e moro em Barra Velha há quatro anos, mas minha família e amigos moram nas regiões afetadas no Rio Grande. Mesmo longe não podemos ficarmos de braços cruzados, precisamos fazer o impossível para auxiliar”, conclui.
As doações em Joinville podem ser feitas até sexta-feira, 10, e em Barra Velha até dia 12 (dia das mães). Mais informações podem ser repassadas no (47) 99133-7135 – Portal danimeller
As doações serão levadas em carros particulares e por meios próprio, portanto, quem quiser auxiliar com combustível, ou com carros de apoio e que queriam se unir à Caravana, podem entrar em contato com os organizadores. A previsão de saída é para o dia 14 ou 15 pela manhã, do Centro de Barra Velha.
Pontos de Arrecadação
- Portal Danimeller.com
Rua Maria Rosa de Oliveira, 49, Centro de Barra Velha, atrás do Posto Avis, no viaduto da Havan.
- Empório Cano Preta
Avenida Santa Catarina, 118, no Centro. (47) 99600-6898
- Quiosque do Costão
Avenida Beira Mar no Costão dos Náufragos.
- Associação Ilê Esú Adague Ojuolona
Rua Rita de Cássia Coelho Ramos, 1.561, bairro Itajuba, próximo à BR-101, na entrada do bairro. (47) 996081269
- Zanotti Frutas e Verduras
Avenida Itajuba, 3.788 – bairro Itajuba
- Bar Caxias (até sexta-feira, 10/05/24)
Rua Max Colim, bairro Glória – Joinville