Jornalismo

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Jornalismo
  • Imparcial
  • Inteligente
  • Sério

CONCLUA SEU CURSO SUPERIOR

EM 6 MESES

Jornalismo
  • Imparcial
  • Inteligente

CONCLUA SEU CURSO SUPERIOR EM 6 MESES

Todas as Notícias

Quem foi Edu Chaves?

Edu Chaves, um paulista esquecido
O homem que deu nome ao Parque Edu Chaves, bairro da Zona Norte, é mais um exemplo de como nossa História é pouco conhecida. Edu Chaves foi pioneiro da aviação brasileira, contemporâneo de Santos Dumont, que conheceu na Europa.
Em 1911, fascinado pela aviação, tirou seu “brevê” na França e, dentre outras façanhas, foi o primeiro piloto a realizar voos noturnos, ainda em solo Francês.
Em 1912, foi o primeiro brasileiro a voar no país, em voo feito na cidade de Santos.
Nesse mesmo ano, Roland Garros (francês que dá nome a importante prova de tênis), interessado em ganhar um prêmio oferecido pelo governo do Estado, pra quem conseguisse ser o primeiro a voar de São Paulo a Santos, partiu do Parque Antarctica em direção ao Litoral, mas ao chegar em Santos, encontrou Edu Chaves sobrevoando a cidade. Os dois aviadores saudaram-se alegremente sobrevoando a entusiasmada multidão presente à demonstração.
Um ano depois, Edu Chaves, partiu do Hipódromo da Mooca, naquele que pretendia ser o primeiro voo Rio-São Paulo. Mas, caiu próximo da Baia da Guanabara, sendo encontrado no dia seguinte, quase desfalecido.
Não desistiu, tentou novamente e conseguiu, a primeira “ponte aérea” Rio-São Paulo, sem escalas, a bordo de um Blériot, num voo de quase de 5 horas.
O bairro Parque Edu Chaves, foi construído em terras que pertenceram ao piloto, suas ruas em círculo foram projetadas lembrando a capital francesa, onde Edu Chaves morou. Esse é um breve resumo da vida desse paulistano pouco mencionado nos livros de História e, portanto, pouco conhecido de nós brasileiros. Quem quiser conhecer mais sobre suas façanhas aéreas, sugiro o texto no site da da Força Aérea Brasileira.

Revista Paulistânia

Paulo C. Pinto

Eternamente Annunnaki e equipe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Notícias Relacionadas:

Quem foi Edu Chaves?