Esta pode ser a mais perfeita obra de arte alguma vez criada – mas foi esculpida a partir de um bloco de pedra rejeitado.
10 razões pelas quais “David” é tão surpreendente:
- A figura colossal tem 17 pés de altura, equivalente a um edifício de 2 andares. Foi esculpido a partir de um enorme bloco de mármore de Carrara.
- O bloco de onde foi cortado estava danificado. Dois escultores foram encarregados da comissão antes de Miguel Ângelo assumir, mas nenhum deles conseguiu trabalhar com sucesso a pedra de baixa qualidade fornecida.
- A forma de David explicava as limitações da pedra. Ele é magro em figura e sua cabeça está apontada para o lado – porque o bloco era muito estreito para ele ficar virado para frente. Seu contraposto pose contava com um buraco que já existia no mármore entre as pernas.
- Michelangelo tinha apenas 26 anos quando começou e 28 quando terminou. Ele já era um dos melhores escultores vivos naquele momento, tendo completado a “Pietà” para a total descrença de Roma quando tinha 24 anos.
- Originalmente, era destinado a sentar-se no topo da catedral de Florença. Quando estava completo, era simplesmente demasiado bonito, e grande, para ser içado lá em cima, e em vez disso foi exibido no Palazzo della Signoria.
- Estudos modernos descobriram que era anatomicamente perfeito, exceto por um pequeno músculo que faltava nas costas. Michelangelo, que estudou anatomia escrupulosamente, estava ciente disso – mais tarde escreveu que estava limitado por um defeito no mármore.
- A veia jugular no pescoço de David é saliente, apropriada para alguém em estado de medo ou excitação (como teria sido o jovem pastor). Michelangelo evidentemente sabia que isto era uma característica do sistema circulatório, mas a ciência médica não documentou esta descoberta durante mais 124 anos.
- Foi estilisticamente inovador. Interpretações anteriores de David, como por Donatello e Verrocchio, o retrataram vitorioso sobre o Golias já morto. Aqui, ele está no precipício da batalha, seu olhar intenso e sobrancelha franzida representando um momento contemplativo.
- David representa a forma e proporção masculina idealizadas, um tema comum da escultura grega clássica. Mas o trabalho de Miguel Ângelo é muito mais naturalista, enraizado num entendimento anatômico que superou os gregos. David é tanto uma bela representação do ideal, mas surpreendentemente realista – uma conquista definitiva do Renascimento Italiano.
- Hoje, cerca de 1,5 milhão de pessoas visitam David todos os anos. Viveu na Galeria Accademia em Florença há 150 anos, desde que foi transferida para dentro em 1873 para protegê-la dos elementos.
Sem surpresa, David ganhou a admiração do grande artista e historiador renascentista Giorgio Vasari:
“Quando tudo foi terminado, não se pode negar que este trabalho levou a palma de todas as outras estátuas, modernas ou antigas, gregas ou latinas; nenhuma outra obra de arte é igual a ela em qualquer aspecto, com tanta proporção, beleza e excelência Michelangelo terminou-a. “
Paulo C. Pinto
Eternamente Annunnaki e equipe