Ao todo, 32 socorristas de Santa Catarina atuam no estado gaúcho, que contabiliza 56 mortes por causa dos temporais.
Pelo menos 516 pessoas e 84 animais ilhados nas enchentes do Rio Grande do Sul foram resgatados pelo Corpo de Bombeiros de Santa Catarina desde quarta-feira (1º), informou a corporação neste sábado (4). O estado vizinho tem 56 mortes confirmadas por causa dos temporais.
A maioria dos resgatados, segundo os bombeiros, aguardava socorro em cima de telhados e até em árvores.
“Devido ao agravamento da situação da região metropolitana de Porto Alegre, todas as nossas equipes de força-tarefa estão deslocando neste momento para lá”, informou neste sábado o tenente-coronel Fábio Collodel, comandante das equipes de força-tarefa do Corpo de Bombeiros no RS.
Além dos mortos, há 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas no Rio Grande do Sul. A Defesa Civil gaúcha soma 32.962 pessoas fora de casa, sendo 8.296 pessoas em abrigos e 24.666 desalojadas, que recebem abrigo nas casas de familiares ou amigos. Ao todo, 281 dos 496 municípios do estado registraram algum tipo de problema, afetando 377.497 mil pessoas.
Chuvas em SC
Desde quinta (2), a chuva causa estragos também em Santa Catarina.
Até as 19h de sexta, quatro municípios haviam decretado situação de emergência: Araranguá, Praia Grande e São João do Sul, no Sul do estado, e Ipira, no Oeste. Nesta última cidade, um idoso de 61 anos morreu dentro de um carro que foi levado pela correnteza do alagamento.
Os bombeiros informaram que, até este sábado, atenderam 114 chamados em 55 municípios de Santa Catarina.
Fontw G1 – Globo.com