EXISTIRAM REALMENTE OS “IRMÃOS DA LUZ”
Paulo C. Pinto
Eternamente Annunnaki e equipe
Em todas as lendas contadas pelos nativos americanos, os humanos sempre foram ajudados a sair da terra por seres não humanos, chamados “Anciãos”, “Irmãos da Luz”, “Povo Sagrado” ou outros termos semelhantes. Invariavelmente, estes seres são descritos como semelhantes aos humanos, mas precedendo-nos num caminho semelhante. É precisamente por causa desta “semelhança humana” dos “Irmãos da Luz” que muitos mitos enfatizam o carácter ambíguo destes seres. Seriam capazes de ajudar os humanos a sobreviver a cataclismos ou a tirá-los da terra, mas também a prejudicá-los ou explorá-los, se necessário. Nisto, são muito semelhantes aos “anjos vigilantes” do livro de Enoque que, por um lado, ensinam diversas artes aos homens e, por outro lado, os tiranizam e provocam indirectamente o dilúvio que os extermina a todos.
De acordo com o relato de uma lenda Inca, a Terra foi habitada pela primeira vez por uma raça de gigantes. Depois, uma inundação global caiu sobre a Terra, cobrindo tudo, exceto os picos das montanhas mais altas. Apenas um casal, um homem e uma mulher, sobreviveram à inundação. O deus criador “Viracocha” garantiu que os seus descendentes fossem “plantados” no subsolo, em grutas e outros esconderijos, aguardando o momento de os trazer de volta à superfície. Um dia, os mensageiros de Viracocha circulariam a Terra para trazer de volta à superfície os humanos escondidos no subsolo.
As lendas de vários índios norte-americanos descrevem também uma época primordial em que os homens estavam debaixo da terra. Os índios Zuni acreditam que os humanos já viveram debaixo da terra, numa espécie de submundo de vários níveis, onde residiam no quarto nível, o mais baixo. Dois heróis conseguiram tirá-los subindo ramos de videira até à superfície. Interessante é o pormenor desta lenda, segundo a qual os primeiros dias em que os humanos reapareceram do subsolo não foram nada agradáveis, mas foram um verdadeiro trauma para todos. Na verdade, os humanos pareciam criaturas das cavernas, com pele escura e escamosa. A mais pequena luz, mesmo a mais fraca luz noturna, era suficiente para causar desconforto ocular. Foi apenas quando se reacostumaram à luz solar que gradualmente conseguiram assumir a aparência comum aos humanos de hoje. Uma representação verdadeiramente realista de um povo a emergir das cavernas.
Estas lendas são chamadas de “mitos de emergência”. Existem dezenas deles espalhados pelo mundo. Quanta verdade há em tudo isto? Houve um tempo antigo em que, após um enorme cataclismo, os homens tiveram de “emergir” da destruição? E qual o papel desempenhado pelos chamados “irmãos da luz”?
✍ Quentin Tarantino