A Secretaria de Saúde e Saneamento da Prefeitura de Barra Velha dá início a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite.
Erradicada do Brasil desde 1994, a Poliomielite é uma doença grave que pode causar paralisia nas pernas de modo irreversível. Para reduzir esse risco e evitar a volta desta enfermidade ao cenário local, começa a partir da próxima segunda-feira, 27, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite em Barra Velha.
Direcionada para crianças com idade inferior a 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), a aplicação das doses acontece entre os dias 27/05 a 14/06, no horário das 07h30 às 11h30 durante a manhã e das 13h30 às 16h30 no período da tarde.
As crianças serão atendidas nas salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde – UBS dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Quinta dos Açorianos, Pedras Brancas, Sertãozinho, Escalvado, Rio Novo e Medeiros.
O órgão responsável pela campanha no município é a Vigilância Epidemiológica. Para a técnica de enfermagem Rosana Maria da Silva, “Segundo dados do IBGE, temos pouco mais de três mil crianças para alcançar durante o período. Nosso objetivo é vacinar 95% desse público”.
A mobilização contará com dia D, No sábado, 08 de junho, as vacinas serão aplicadas das 8h às 17h, (sem fechar para o almoço), nas UBS dos bairros Centro, São Cristóvão, Itajuba, Quinta dos Açorianos, Pedras Brancas e Sertãozinho.
Moradores das regiões de Medeiros e Rio Novo podem se vacinar na UBS de Itajuba. Enquanto munícipes do bairro Escalvado devem se dirigir até a UBS Sertãozinho.
Para receber o imunizante, será necessário apresentar os seguintes documentos da criança: RG ou CPF, cartão nacional do SUS e caderneta de vacinação.
FONTE: ASSESSORIA DE IMPRENSA – PREFEITURA DE BARRA VELHA